LUANDA (O SECRETO) – O Conselho Nacional de Juventude, CNJ, realiza, nesta sexta-feira, 16 de Maio, às 9h, no auditório Maria do Carmo Medina da Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto, a segunda edição do ciclo de diálogo “Fóruns e Debates Juvenis 2025”.
A iniciativa tem como objetivo incentivar a participação ativa dos jovens no desenvolvimento social e econômico de Angola.
O evento contará com a presença dos ministros da Energia e Águas, Dr. Estevão Borges, e da Juventude e Desportos, Rui Luís Falcão Pinto de Andrade, que estarão acompanhados por suas delegações. O tema central desta edição será o Sistema de Eletrificação das Indústrias e Semi-Indústrias, um projeto estratégico voltado para impulsionar o setor produtivo nacional e fomentar o crescimento económico sustentável.
O CNJ pretende, com este fórum, promover o diálogo entre os jovens, o governo e especialistas de diversos setores, criando um espaço para a apresentação de propostas e soluções concretas para os desafios enfrentados pela juventude angolana.
De recordar que a primeira edição dos fóruns, o foco esteve na “produção de petróleo e seu impacto no desenvolvimento do país”. Na ocasião, o Ministro dos Recursos Minerais, Petróleo e Gás, Diamantino Azevedo, destacou a importância de ampliar a capacidade de refinação nacional, com vista a reduzir a dependência da importação de derivados. O evento também abriu espaço para discutir oportunidades de empreendedorismo jovem no setor petrolífero.
Nesta segunda edição o tema está voltado para a eletrificação industrial, o CNJ reforça seu compromisso com o envolvimento da juventude nas grandes decisões nacionais.
No entanto, a segunda edição dos “Fóruns e Debates Juvenis 2025” promete aprofundar discussões cruciais para o futuro de Angola, consolidando-se como um marco no engajamento cívico e político das novas gerações.