20 C
Loanda

Comité para Proteção dos Jornalistas condena detenções dos profissionais em Angola

Mais Lidas

LUANDA (O SECRETO) – O Comité para a Proteção dos Jornalistas ,CPJ, expressou profunda preocupação com a detenção de pelo menos quatro jornalistas durante a cobertura de uma manifestação estudantil em Angola, esta semana.

Para a organização defensora dos Jornalistas, três profissionais ficaram detidos por seis horas numa esquadra policial, enquanto outro foi retido por 15 minutos no local do protesto, que resultou na prisão de mais de 150 estudantes.

o CPJ, avança ainda, os jornalistas estavam a exercer a sua função, garantindo o direito do público à informação, quando foram alvo de ação policial.

tem um padrão de perseguição a repórteres pelas forças de segurança angolanas e exige que as autoridades respeitem a liberdade de imprensa, prevista na Constituição do país, diz em nota CPJ.

Por outro lado, a organização visitou Angola para defender a descriminalização da difamação, mas alerta que os jornalistas continuam a operar em condições hostis. Além das detenções, o CPJ criticou o projeto de lei governamental sobre “notícias falsas”, considerado draconiano e uma ameaça à liberdade de expressão.

“Este projeto não deve avançar”, afirmou o CPJ, pedindo transparência e proteção aos profissionais da imprensa, a situação reforça preocupações sobre o declínio do espaço democrático no país.

De recordar que Comitê Para Protecção de Jornalista, está sedeada nos estados unidos da América, na cidade de Nova Iorque, com responsabilidade de defender os direitos dos Jornalistas a nível mundial.

PUBLICIDADE spot_img

Mais Artigos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

PUBLICIDAspot_img

Últimos Artigos