20 C
Loanda

Estórias no Imbondeiro encantam Luanda com Tradição Oral Kimbundu

Mais Lidas

O Centro de Ciência de Luanda, CCL, acolheu, no último sábado, a 9ª edição do projeto “Estórias no Imbondeiro”, uma iniciativa que visa preservar e divulgar a rica tradição oral angolana. 

Desta vez, os contos em kimbundu foram os protagonistas, transmitindo valores como amizade, justiça e inteligência a um público diversificado.

Escritor angolano, José Luís Mendonça, transformou o palco de magia e aprendizagem, com histórias, como “o Leão é forte como a amizade”, “o Cágado e o Mbambi” e “o Tigre, o Chacal e o carneiro”, este último extraído do livro “Missosso vol. III” de Óscar Ribas, cativaram crianças, adolescentes e adultos, transportando-os para um mundo de sabedoria ancestral.

“É fundamental preservar, registar e divulgar a nossa cultura através da oratura, principalmente aos mais jovens”, para o Centro de Ciências de Luanda, o compromisso é de valorizar o património imaterial de Angola, disse o escritor.

Está iniciativa do CCL, atraiu um público entusiasmado, que partilhou as suas impressões sobre a importância dos contos.

A participante assídua, Vivia André Tavares, sublinhou que, o papel das histórias no desenvolvimento do imaginário infantil, incentivando o gosto pela leitura e o interesse pelas línguas nacionais.

Alicia Mota, de 12 anos, confessou ter adorado aprender sobre a amizade, enquanto Lúcia Mota, encarregada de educação, elogiou o evento como um espaço cultural necessário em Luanda, que a fez “reviver a infância”.

No entanto sessão foi enriquecida com um jogo de adivinhas e um debate interativo, onde o público pôde refletir sobre as lições transmitidas pelas fábulas, em que o encerramento ficou a cargo da habitual projecção de videomapping, que deu vida aos contos de forma inovadora.

De recordar que, Esta edição marcou a abertura do evento a todos os interessados, dispensando a pré-inscrição e garantindo o acesso gratuito até ao limite da lotação, “Estórias no Imbondeiro” acontece no último sábado de cada mês, no CCL, na Marginal de Luanda, convidando a população a redescobrir a riqueza da cultura tradicional angolana.

PUBLICIDADE spot_img

Mais Artigos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

PUBLICIDAspot_img

Últimos Artigos