LUANDA (O SECRETO) – Mais de 20 líderes e profissionais de Recursos Humanos (RH) dos sectores público e privado participaram de uma formação intensiva em Análise Comportamental DISC para Liderança, realizada entre os dias 6 e 8 de agosto em Luanda. Promovida pelo Grupo Acelerador Angola (GAA), a capacitação teve como objectivo dotar os participantes de ferramentas estratégicas para melhorar a experiência dos colaboradores, optimizar a gestão de equipas e fortalecer a cultura organizacional.
A metodologia DISC, que aborda os perfis de Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade, foi o pilar central do curso, com a ferramenta, os profissionais aprendem a identificar as características predominantes de cada indivíduo, promovendo o autoconhecimento e a alocação de talentos de forma mais assertiva.
Participaram da formação representantes de grandes organizações e instituições angolanas, como o Ministério dos Transportes, a Sonangol, a Internet Technologies Angola S.A. e a Refriango.
Liderança Renovada e Foco no Comportamento Humano
Flaviano Capita, da Comissão de Gestão do Fundo Social dos Funcionários e Trabalhadores do Sector dos Transportes (FSTT), expressou a sua satisfação, afirmando que se sente “um líder renovado por adquirir conhecimentos nunca assimilados”. Para ele, a capacidade de compreender o comportamento dos indivíduos é fundamental e formações voltadas para o estudo do comportamento humano são “essenciais para o desenvolvimento do país”.
Ruzena Galiano, do departamento de RH da Sonangol P&E, partilhou uma perspectiva semelhante. Ela destacou que, com as novas técnicas, será capaz de melhorar a sua liderança e adaptar os perfis dos colaboradores às funções mais adequadas, o que “gera um grande impacto na própria organização”.
O Poder da Análise Comportamental para o Crescimento Empresarial
Maurício Guimarães, Director Executivo do GAA, reforçou a importância de colocar as pessoas certas nos lugares certos, para o responsável, as empresas que entendem e potencializam os padrões comportamentais de seus colaboradores alcançam melhores resultados. “Precisamos de valorizar os potenciais que as pessoas têm e que muitas vezes não são aproveitados”, afirmou.
O Grupo Acelerador Angola, que já formou mais de 1.000 líderes no país, continua a consolidar-se como um agente fundamental para o desenvolvimento económico e social de Angola, capacitando profissionais para uma liderança mais estratégica e humana.