21 C
Loanda

‎Governo reafirma compromisso com a segurança pública após actos de vandalismo em Luanda e outras províncias

Mais Lidas

LUANDA ( O SECRETO) – Durante a sessão do Conselho de Ministros, nesta quarta feira, 30 de Julho, o Ministro do Interior, Manuel Homem, apresentou uma actualização detalhada sobre a situação da segurança pública no país, com destaque para os recentes episódios de vandalismo registados em algumas províncias, sobretudo em Luanda.

‎‎Nos últimos dois dias, áreas da capital angolana, particularmente na zona da Prevenção de Luanda, foram palco de acções que o governo classificou como “actos de vandalismo”. Incidentes semelhantes foram também registados nas províncias do Huambo, Benguela e Huíla.

‎Para ministro Manuel Homem, apesar da gravidade dos acontecimentos, a situação no país é considerada estável e sob controlo. “Queremos transmitir aos cidadãos que os órgãos da Polícia Nacional e da Segurança Nacional estão firmemente empenhados em garantir a paz social e a estabilidade que todos almejamos”, afirmou.

‎Balanço dos Distúrbios

‎‎O balanço oficial aponta para 22 mortos, incluindo um agente da Polícia Nacional, que perdeu a vida em serviço na província de Icolo e Bengo, registando ainda, 197 feridos e 1.214 cidadãos detidos por envolvimento em atos de vandalismo, pilhagem e destruição de bens públicos e privados.

‎Entre os danos materiais contabilizados, destacam-se:

‎‎66 lojas vandalizadas, pertencentes a diferentes redes comerciais;

‎Agências bancárias danificadas;

‎Viaturas privadas e institucionais destruídas, incluindo viaturas da Polícia Nacional, ambulâncias e autocarros de transporte público.

‎‎O Ministério do Interior garante que medidas foram imediatamente adotadas para restaurar a ordem pública e assegurar o retorno à normalidade nas regiões afetadas.

‎Regresso à Normalidade em Luanda

‎Na capital, os serviços públicos e os meios de transporte coletivo já voltaram a operar com regularidade. “A cidade de Luanda retomou o seu ritmo normal. As forças de segurança permanecem no terreno para garantir que a paz e a estabilidade não sejam novamente comprometidas”, assegurou o ministro.

‎Direito à Manifestação com Limites Claros

‎O Governo reiterou que o direito à manifestação está garantido por lei, desde que exercido de forma pacífica. No entanto, advertiu que atos de vandalismo e desordem pública não serão tolerados.

‎No entanto, “ a Polícia existe para proteger os cidadãos, as famílias e os interesses sociais e económicos do país. Continuaremos atentos e prontos para dar uma resposta proporcional a cada situação”, concluiu Manuel Homem.

PUBLICIDADE spot_img

Mais Artigos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

PUBLICIDAspot_img

Últimos Artigos