LUANDA (O SECRETO) – O porta-voz da Comissão Organizadora do XIV Congresso da UNITA, Ruben Sicato, assegurou nesta terça-feira, em conferência de imprensa, que o partido concluiu todas as etapas preparatórias para a realização do conclave, cuja abertura formal está marcada para 28 de Novembro.
Segundo Sicato, o processo decorreu “com normalidade e em estrito cumprimento dos estatutos”, desde a realização das conferências preparatórias até à escolha dos delegados que participarão no Congresso. O responsável afirmou que todas as condições logísticas, administrativas e operacionais estão criadas para receber os delegados provenientes das províncias e da diáspora, bem como convidados externos.
O porta-voz destacou que as conferências preparatórias debateram temas estratégicos, incluindo a linha política do partido para as eleições gerais de 2027, a possibilidade de revisão dos estatutos e outras matérias estruturantes. “As propostas apresentadas serão submetidas ao plenário, que decidirá se serão mantidas ou alteradas”, indicou.
Sicato garantiu igualmente que o processo de campanha interna entre os dois candidatos à presidência da UNITA decorreu dentro da normalidade. A campanha termina a 26 de Novembro, seguindo-se o debate interno entre os candidatos, no dia 28, reservado apenas aos delegados. A votação para escolha do próximo presidente do partido está agendada para 30 de Novembro, com cadernos eleitorais a serem publicados dois dias antes.
Questionado sobre reclamações e tensões internas, o porta-voz confirmou que os órgãos disciplinares receberam diversas queixas, incluindo de ambas as candidaturas. Contudo, frisou que todos os processos estão a ser tratados pelos órgãos competentes. Quanto à suspensão de dois militantes recentemente tornada pública, Sicato explicou tratar-se de casos disciplinares “em curso”, sem possibilidade de detalhar enquanto não houver decisão final.
Reforçando o carácter democrático do Congresso, Sicato afirmou que a votação será por escrutínio secreto e acompanhada por observadores autorizados. “A UNITA dá valor à democracia e os seus militantes sentem orgulho em participar num processo transparente e organizado”, disse.
O dirigente concluiu assegurando que a Comissão Organizadora continuará a comunicar os detalhes do programa diário do Congresso, que reunirá mais de dois mil participantes




