Apesar de a ceia de Natal ter decorrido com relativa tranquilidade em todo o território nacional, o balanço preliminar da Polícia Nacional aponta para números preocupantes em matéria de sinistralidade rodoviária e criminalidade.
De acordo com os dados apresentados nesta quinta-feira, 25 de Dezembro de 2025, pelo porta-voz da Operação Sentinela, subcomissário Mateus de Lemos Rodrigues, foram registados 33 acidentes rodoviários, que provocaram 11 mortes e deixaram 59 pessoas feridas.
As principais causas dos sinistros, segundo a corporação, estiveram relacionadas com o excesso de velocidade, as ultrapassagens perigosas e a condução sob efeito de álcool, comportamentos que continuam a marcar negativamente o período festivo.
No mesmo intervalo de tempo, compreendido entre as 00h do dia 24 e as 12h do dia 25 de Dezembro, a Polícia Nacional deteve 117 cidadãos, sendo 75 em flagrante delito. A província de Luanda liderou o registo das ocorrências criminais.
Ainda assim, o porta-voz destacou uma redução de 23 crimes em comparação com o mesmo período do ano anterior, apesar de terem sido contabilizados 119 crimes. A acção policial resultou igualmente na apreensão de dois meios, sem especificação adicional no balanço divulgado.
Face aos dados apresentados, a Polícia Nacional reforça o apelo à população para a adopção de uma condução prudente e o cumprimento rigoroso das regras de trânsito, com vista à preservação de vidas humanas durante as festividades de fim de ano.


