LUANDA (O SECRETO) – Dionísio António, Jornalista do jornal O Secreto, foi agredido, nesta terça feira, 13 de Janeiro, por volta das 11 horas, por elementos da fiscalização da Administração Municipal de Viana enquanto exercia a sua actividade profissional, numa ocorrência registada nas imediações de Banco comercial, área recentemente vedada pelas autoridades do município.
Para o Jornalista, os factos ocorreram quando este se encontrava no local com o objectivo de apurar informações sobre uma alegada confusão envolvendo uma vendedora ambulante, de acordo com um dos fiscais, a cidadã teria atirado uma pedra contra um vidro traseiro de um carrinha-canter, após ter sido retirada do local onde exercia a venda de água e refrigerantes.
Dionísio António, na tentativa de obter mais esclarecimentos adicionais, e após identificar-se como jornalista, o profissional de comunicação, afirma ter sido alvo de agressões físicas e verbais por parte de vários fiscais, entre os actos denunciados constam empurrões, puxões, uma bofetada na nuca e ofensas verbais, incluindo ameaças, situação que se agravou apesar de o profissional alertar para o seu estado de saúde delicado, por ter sido recentemente submetido a uma cirurgia à coluna lombar.
Após o incidente, o jornalista dirigiu-se à Administração Municipal de Viana, na tentativa de contactar o responsável da fiscalização, sem sucesso.
Por outro lado, Dionísio, prestou queixa formal junto do Serviço de Investigação Criminal (SIC), em Viana, onde o caso foi registado como agressão ocorrida no exercício da actividade profissional.
No entento, o jornalista apela à responsabilização dos autores e sublinha que o ocorrido não deve ser encarado como um caso isolado, mas como um alerta para práticas recorrentes de abuso por parte de agentes fiscalização.
Defende ainda que a divulgação do caso é essencial para salvaguardar a liberdade de imprensa e prevenir futuras violações dos direitos dos profissionais da comunicação social.


