Adis Abeba acolhe II Cimeira Itália-África

Must read

A capital etíope, Adis Abeba, acolheu na noite desta sexta-feira, 13, a segunda edição da Cimeira Itália-África, uma iniciativa destinada a relançar e redefinir os moldes de cooperação entre aquele país europeu e as nações africanas.

‎O encontro teve como figuras centrais a Primeira-Ministra italiana, Giorgia Meloni, e o Presidente da República de Angola e Presidente em exercício da União Africana, João Lourenço. Ambos defenderam a necessidade de se estruturar um novo paradigma nas relações entre a Itália e o continente africano.

‎Durante as intervenções, vários oradores sublinharam a importância de abandonar modelos de cooperação assentes na exportação de matérias-primas em estado bruto para a Europa, defendendo uma parceria mais equilibrada, baseada na industrialização, na transferência de tecnologia e na criação de valor acrescentado em solo africano.

‎Na sua alocução, João Lourenço destacou que África deve assumir uma posição mais assertiva nas negociações internacionais, promovendo relações estratégicas que favoreçam o desenvolvimento sustentável, a diversificação económica e a geração de emprego no continente-berço.

‎A cimeira surge num contexto de crescente reconfiguração geopolítica, em que países europeus procuram reforçar a sua presença em África através de investimentos estruturantes e de uma cooperação considerada mutuamente vantajosa.

- Advertisement -spot_img

More articles

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Latest article

error: Content is protected !!