24 C
Loanda

‎África destaca-se no segundo dia da agenda da ONU em Nova Iorque

Mais Lidas

LUANDA (O SECRETO) – ‎O segundo dia da participação do Presidente angolano, João Lourenço, em Nova Iorque ficou marcado por intervenções de alto nível, em representação da União Africana, no quadro das atividades paralelas da 79.ª Assembleia Geral das Nações Unidas.

‎Na manhã deste domingo, o Chefe de Estado angolano participou numa mesa-redonda entre a ONU e a União Africana, dedicada ao reforço da cooperação entre as duas organizações. O encontro serviu de palco para a defesa de uma maior mobilização do sector privado em torno das metas do desenvolvimento sustentável em África.

‎Durante a sua intervenção, João Lourenço sublinhou que África já não pode ser vista apenas como um continente de potencial, mas como uma realidade presente de oportunidades e crescimento. Apontou a Agenda 2063 da União Africana como roteiro estratégico para a industrialização, modernização das infraestruturas e integração regional, destacando o Corredor do Lobito como exemplo emblemático de conectividade e transformação económica africana.

‎Mais tarde, o Presidente da União Africana integrou o painel “Unstoppable Africa” [África Imparável], num diálogo moderado pela jornalista angolana Hariana Verás, onde respondeu a questões sobre o papel estratégico de Angola na estabilidade regional e na promoção de projetos estruturantes. João Lourenço defendeu uma mudança de paradigma no investimento no continente, apelando ao sector privado para abandonar o modelo centrado nas indústrias extrativas e abraçar parcerias estratégicas em sectores produtivos, agro-industriais e de transformação.

‎Destacou ainda a importância da Zona de Comércio Livre Continental Africana (ZCLCA), que classificou como “a maior oportunidade económica do nosso tempo”, com potencial para transformar o continente num espaço competitivo à escala global.

‎João Lourenço concluiu reiterando que a construção do futuro de África passa por uma forte articulação entre os Estados e o sector privado, com recurso a Parcerias Público-Privadas para acelerar a modernização de infraestruturas e melhorar a qualidade de vida das populações.

PUBLICIDADE spot_img

Mais Artigos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

PUBLICIDADEspot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimos Artigos