O presidente do Bloco Democrático, Filomeno Vieira Lopes, destacou a importância da democracia interna demonstrada no recente congresso da UNITA, classificando-o como um exemplo a ser seguido pelas forças políticas do país.
Para o líder politico, o encontro mostrou “a capacidade que a oposição séria tem de dar exemplos muito claros de democracia interna”, elemento que considera essencial para o fortalecimento da democracia nacional.
Vieira Lopes afirmou que espera que este exercício interno de transparência e participação tenha impacto também no partido no poder, onde, segundo disse, ainda se verifica um “défice nesta matéria”.
Por outro lado, o presidente do Bloco Democrático mostrou-se satisfeito, sublinhando que estas apontam para uma “combatividade que vai continuar a existir” na defesa dos interesses populares e na articulação das forças da oposição. O objetivo, reforçou, é trabalhar de forma coordenada para apresentar ao país, nas eleições de 2027, “uma alternativa democrática”.
“Deste ponto de vista, o Bloco Democrático está satisfeito com os resultados deste Congresso da UNITA”, concluiu Filomeno Vieira Lopes.




