Evento “de Luanda ao Universo” oferece experiência única de contemplação celeste neste Sábado
LUANDA, (O SECRETO) – O Centro de Ciência de Luanda, CCL, abre novamente as portas para aproximar os luandenses do cosmos com mais uma edição do evento “de Luanda ao Universo”, neste Sábado, 5 de Abril, das 20h e as 22 horas, o público terá a oportunidade de explorar os mistérios do céu desta noite da capital angolana através de telescópios profissionais instalados no pátio do centro.
O centro está localizado no emblemático edifício da antiga Fábrica de Sabão, na Avenida 4 de Fevereiro, com vista privilegiada para a Baía de Luanda, o CCL transformará seu espaço exterior em um verdadeiro observatório a céu aberto, para os visitantes de todas as idades poderão contemplar diversos corpos celestes sob orientação da equipe especializada do Centro.
Por outro lado, actualmente, o evento já não precisa de inscrição prévia, vai além da simples observação astronômica, apartir das 20 horas, os participantes terão acesso a diversas oficinas educativas no exterior do centro, com foco em Astronomia e outras áreas científicas, proporcionando uma experiência imersiva e didáctica para toda a família.
Nesta noite, apartir das 22 horas, será apresentada uma sessão de videomapping – experiência audiovisual que utiliza tecnologia de ponta para projecções digitais que prometem surpreender o público com uma nova perspectiva sobre o universo, diz na nota em que o Jornal O Secreto teve acesso.
“Queremos desmistificar a ciência e torná-la acessível para todos os angolanos, independentemente da idade ou formação prévia, nossa missão é fomentar o conhecimento científico de forma prática, divertida e assertiva”, lê-se no documento.
No entanto, é importante ressaltar que a realização das observações astronômicas está condicionada às condições meteorológicas. O acesso ao evento é gratuito, porém sujeito à lotação do espaço, com última entrada permitida às 21h15.
De recordar que, desde a sua abertura ao público em Janeiro deste ano, 2025, o Centro de Ciência de Luanda tem se consolidado como importante ponto de difusão científica na capital angolana, promovendo atividades que aproximam a população do conhecimento científico de maneira acessível e envolvente.