26 C
Loanda

Governo tem que ajudar a resolver a situação dos pescadores do Cabo Ledo diz Manuel Bernardo Azevedo

Mais Lidas

Luanda ( O SECRETO) o governo tem que ajudar a resolver a situação dos pescadores do Cabo Ledo, que sofrem apreensão dos seus embarcadores, pela Polícia Nacional, por praticarem a Pesca com a iluminação, diz o responsável da Associação de Pesca Artesanal Semi-industrial e industrial, APASIL, Manuel Bernardo Azevedo.

Para o presidente da APASIL, Manuel Bernardo Azevedo, isso não é só problema da polícia, deixou de ser problema dos órgãos de segurança e defesa, ” é uma situação social”, nós verificamos aqui em Cabo Ledo, quantos empregos direitos os cidadãos desta comunidade tem.

É só ver essas tarimbas com peixe, “aqui estamos a ver o problema da empregabilidade, o combate à fome, a pobreza, situação do alargamento da base tributária”, disse.

Manuel Azevedo, avança ainda que , aqui temos três factores que concorrem, “factor económico, social e factor ambiental”, então, temos que encontrar um meio termo, ou seja, mecanismos para equilibrar esses três situações, para podermos acabarmos com a forma da atuação da PN.

Agora, de forma como a Policia entrou, está a prender todos os meios luminosos, todas as embarcações com meios de iluminação da pesca artesanal, em que estão a ser apreendidas, e dando o resultado já, nas fracas capturas, e não havendo capturas, essas mamães que recebem aqui os peixes, que se tornou emprego direitos, já não terão mais o peixe para receberem e fazer secar, para poderem venderem e conseguir o pão para levar ara dar de comer aos seus filhos, lamentou.

O responsável da APASIL, adianta ainda, imagina quantas mamães são, é só para ver a quantidade de pessoas que vivem disso, falando também com aqueles camaradas que trabalham como rouboteiros, os motoristas das carrinhas, dos caminhões, também não vão ter mais emprego, então, precisamos todos nós analisar em conjunto esta mesma situação.

No entanto, nós temos que ter políticas, programas que visam a reintegração dessas comunidades pescatória, não podemos continuar a assistir denúncias por causa de interesse de luta de terreno, o que está aqui é luta de terreno, alguém ligado à área de hotelaria e risotos quer esse espaço dos pescadores e vai, volta e meia, levantando drones para mostrar que olha os pescadores, isso aqui agora virou uma cidade, não vira cidade, é normal que as embarcações têm que ter iluminação.

 

PUBLICIDADE spot_img

Mais Artigos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

PUBLICIDADEspot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimos Artigos