29 C
Loanda

Guiné Bissau: Fernando Dias da Costa foge de tentativa de detenção por homens armados

Mais Lidas

LUANDA (O SECRETO) – Fernando Dias da Costa, afirma estar “num lugar seguro” após escapar de uma alegada tentativa de detenção por homens armados, num vídeo divulgado nas redes sociais na noite de quarta-feira, onde o candidato presidencial, que se considera vencedor das eleições que ocorreu no domingo, 23 de Novembro, na Guiné-Bissau.

o político, avança ainda que, o incidente ocorreu após uma reunião com observadores internacionais na sua sede de campanha em Bissau.

De acordo com Dias da Costa, ele e o também político Domingos Simões Pereira foram abordados por militares, supostamente ligados à Presidência da República, que tentaram levá-los à força.

Durante o ataque, a “pronta intervenção da juventude” presente na sede de campanha permitiu que Dias da Costa escapasse, saindo pelas portas traseiras do edifício. “Perseguiram-nos de todas as formas, mas conseguimos escapar”, contou, sem revelar o local onde se encontra atualmente.

O candidato denunciou que Simões Pereira e o advogado Octávio Lopes foram detidos e levados para as celas da segunda esquadra em Bissau. Dias da Costa pediu ao povo guineense que se manifeste pela sua libertação e apelou à comunidade internacional, incluindo a União Africana, a CPLP, a CEDEAO, a União Europeia e as Nações Unidas, para intercederem junto à Comissão Nacional de Eleições (CNE), garantindo que os resultados eleitorais sejam devidamente lidos e respeitados.

Dias da Costa reiterou que considera ter vencido as eleições e questionou os reais interesses por trás de uma possível tentativa de golpe de Estado, alertando ainda para a falta de segurança que os líderes da oposição enfrentam no país.

PUBLICIDADE spot_img

Mais Artigos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here

PUBLICIDADEspot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Últimos Artigos