O Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher (MASFAMU) abriu nesta quinta-feira, 31 de Outubro, no Hotel Intercontinental, as segundas jornadas da Protecção Social em Angola, com a realização de um Workshop sobre Oportunidades e Desafios da Protecção Social em Angola.
A cerimónia formal de abertura foi presidida pela Ministra da Acção Social, Família e Promoção da Mulher, Eng.ª Ana Paula do Sacramento Neto que, na ocasião, reafirmou o compromisso do Governo em fortalecer as políticas de protecção social. A Ministra ressaltou a *importância de se construir um sistema inclusivo que atenda às necessidades dos cidadãos em situação de vulnerabilidade*.
No discurso de abertura, Ana Paula da Silva do Sacramento Neto considerou o evento como uma oportunidade ímlar para debater soluções e identificar desafios que ainda limitam o acesso à protecção social em Angola, sendo missão do seu pelouro garantir que as políticas de protecção social cheguem a todas as famílias angolanas.
Por outro lado, o Secretário de Estado para o Trabalho, Pedro Felipe, enalteceu a importância da cooperação entre o sector público, a iniciativa privada e a sociedade civil para alcançar um sistema de protecção social robusto e eficaz.
Durante o evento, foram abordados temas diversos com destaque para aspectos relacionados com a acção social. Temas como o papel das redes de apoio comunitárias, o fortalecimento dos direitos sociais e as políticas de inclusão no mercado de trabalho mereceram o devido destaque.
Além das participações presenciais, as 18 províncias fizeram-se representar no evento por meio de transmissão virtual.