LUANDA (O SECRETO) – O Ministério da Educação divulgou as datas para os Exames Nacionais e Provinciais de 2025, definindo um novo ritmo para o calendário lectivo de escolas em todo o país, com objectivo de assegurar um processo de avaliação organizado e eficiente, com a suspensão de aulas em centros de exame e diretrizes claras para alunos e instituições de ensino.
Os Exames Nacionais decorrerão entre os dias 4 e 13 de Junho para os alunos da 9.ª e 6.ª classes, e de 26 de Junho a 8 de Julho para os estudantes da 12.ª classe, lê-se na nota em que “O Secreto” teve acesso.
Por outro lado, o ofício n.º 257/GDG INADE/2025, é obrigatória a identificação dos Centros de Exames, que deverão exibir de forma visível o logotipo dos Exames Nacionais, em cumprimento às normas estabelecidas para garantir a padronização e organização do processo.
Interrupção de Aulas nas Escolas Afectas
Durante o período dos exames, as escolas envolvidas no processo de aplicação não terão aulas, para as escolas com alunos da 9.ª classe, a paralisação inicia no dia 4 de Junho. Já aquelas que receberão os exames da 6.ª classe interromperão as aulas a partir do dia 9 de Junho, e nos liceus, as aulas decorrerão normalmente, sem qualquer interrupção, conforme as diretrizes do Ministério.
Classes de Transição e Provas Trimestrais
Os alunos das classes de transição terão um recesso temporário e retornarão às aulas apenas no dia 16 de Junho, data marcada para o início das Provas Trimestrais, que se estenderão até 25 de Junho, durante esse intervalo, é obrigatório que os professores e as direções escolares preparem tarefas e exercícios que permitam aos alunos manterem-se em estudo domiciliar.
As Direções Municipais de Educação, em conjunto com as escolas, deverão elaborar os calendários das provas, bem como as matrizes dos testes e suas respectivas chaves de correção, importa referir que as matrizes devem ser afixadas até três dias antes do início das avaliações, garantindo transparência e organização.
Exames Provinciais
Os Exames Provinciais estão agendados para o período de 3 a 11 de Julho, estes envolverão alunos da 6.ª e 9.ª classes, bem como os estudantes do Módulo 3 e do II ano da EJA (Educação de Jovens e Adultos).
As autoridades educativas apelam à colaboração de todos os intervenientes, desde gestores escolares a professores, alunos e encarregados de educação, para que este processo decorra com rigor, transparência e tranquilidade.