LUANDA (O SECRETO) — O Presidente da Frente Nacional de Libertação de Angola – FNLA, Nimi a Simbi, reuniu-se hoje, 17 de Outubro, com o Presidente João Lourenço, para a pedir a integração dos antigos combatentes na caixa social que libertação o país na mão do colono português, num encontro marcado pelo respeito institucional, diálogo construtivo e espírito patriótico.
Durante a audiência, realizada no Palácio Presidencial, foram debatidos temas centrais para o presente e o futuro do país, entre os quais se destacam a consolidação da paz, a integração dos ex-militares do ELNA (Exército de Libertação Nacional de Angola) na Caixa de Proteção Social das Forças Armadas, o fortalecimento da democracia, o desenvolvimento humano e a promoção dos valores morais e patrióticos angolanos.
Nimi a Simbi destacou a importância do momento político que o país atravessa e sublinhou a necessidade de se aprofundarem os esforços conjuntos para garantir a estabilidade e o progresso sustentável. O líder da FNLA expressou ainda o seu apreço pela postura de abertura e diálogo demonstrada pelo Chefe de Estado, reafirmando o compromisso do seu partido com os ideais de unidade nacional e bem-estar do povo angolano.
“Quando líderes se encontram com propósito, o futuro do povo ganha nova esperança”, afirmou Nimi a Simbi, ao final da reunião, numa declaração que sintetiza o espírito do encontro.
Por outro lado, audiência insere-se num quadro mais amplo de reforço da concertação política nacional, tendo como pano de fundo a construção de uma Angola mais inclusiva, justa e democrática. Segundo fontes oficiais, ambas as partes manifestaram vontade de continuar a trabalhar em conjunto, em nome dos superiores interesses do país.
No entanto, este encontro representa um passo significativo na consolidação do diálogo entre forças políticas nacionais, contribuindo para um ambiente político mais estável e orientado para o desenvolvimento.


