0.8 C
Munique

Operação Sentinela garante passagem de ano com segurança reforçada

Must read

A situação da segurança pública no país durante a passagem de ano de 2025 para 2026 foi considerada globalmente estável, no âmbito da Operação Sentinela, segundo o ponto de situação apresentado às autoridades, jornalistas e à sociedade em geral.

Durante 24 horas, mais de 120 mil efectivos foram mobilizados, envolvendo o Serviço de Investigação Criminal, Protecção Civil e Bombeiros, Serviço de Migração e Estrangeiros, Serviço Penitenciário, Centro Integrado de Segurança Pública e outras Forças de Defesa e Segurança, com o objectivo de assegurar a tranquilidade pública em todo o território nacional.

No período em análise, foram registados 117 crimes diversos, representando uma redução de 22 ocorrências em comparação com igual período de 2024. As acções operativas resultaram na detenção de 115 presumíveis autores, dos quais 83 em flagrante delito, reflectindo o reforço da capacidade de resposta das forças no terreno.

No âmbito das apreensões, as autoridades recolheram cinco armas de fogo, quatro telemóveis, três viaturas, seis motorizadas e 3.505 litros de combustível, associados a uma tentativa de contrabando.

As estatísticas criminais indicam ainda uma redução significativa em crimes de maior gravidade, com menos três homicídios, menos um caso de abuso sexual, menos um de ofensa à integridade física, menos 13 roubos e menos sete furtos, face ao mesmo período do ano anterior, evidenciando impactos positivos das medidas de prevenção e policiamento intensivo adoptadas durante a quadra festiva.

- Advertisement -spot_img

More articles

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Latest article

error: Content is protected !!