BRASÍLIA (O SECRETO) – O Ministro dos Negócios Estrangeiros, Cooperação Internacional e das Comunidades da Guiné-Bissau, Carlos Pinto Pereira, realizou recentemente, uma visita de cortesia à sede da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Lisboa, onde foi recebido pela Secretária Executiva da organização, Embaixadora Maria de Fátima Jardim.
Durante o encontro, foram discutidos temas ligados à reestruturação do Secretariado Executivo da CPLP, com o objetivo de alinhar a estrutura às exigências atuais da organização e à execução do programa em curso para o biénio 2025-2027.
A mobilidade entre Estados-Membros, o reforço das relações com os Observadores e a dinamização das áreas da educação, cultura, formação profissional e cooperação económica foram igualmente debatidos. O Ministro destacou ainda a importância de envolver a juventude e o setor privado nas iniciativas da CPLP.
Tendo como pano de fundo o lema da atual presidência guineense – “A CPLP e a Soberania Alimentar: Um Caminho para o Desenvolvimento Sustentável” – a reunião incluiu também reflexões sobre a participação conjunta dos Estados-Membros na COP e em fóruns internacionais sobre sustentabilidade.
No final da visita, Carlos Pinto Pereira afirmou que a iniciativa visou “conhecer de perto a realidade do Secretariado Executivo” e preparar uma “intervenção mais direta” nos trabalhos da CPLP.
A Guiné-Bissau assumiu a presidência temporária da CPLP em julho, na XV Conferência de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Bissau.