ONU reforça compromisso global para eliminar a Sida até 2030

Mais Lido

Nova Iorque – A Reunião de Alto Nível das Nações Unidas sobre HIV/Aids terminou na segunda-feira com a adoção de uma nova Declaração Política que reafirma o compromisso dos Estados-membros de eliminar a Sida como ameaça à saúde pública até 2030. O documento estabelece novos objetivos para os próximos cinco anos, reforça o financiamento, amplia as metas de prevenção e tratamento e destaca a importância da cooperação internacional para acelerar a resposta global ao HIV.

Apura o Jornal O Secreto que a declaração foi aprovada pela maioria dos Estados-membros da ONU e está alinhada com a Estratégia Global contra a Sida 2026-2030, considerada a principal referência para orientar as ações internacionais de combate à doença durante a presente década.

Afirma o documento que a nova estratégia prioriza a cobertura equitativa dos serviços de prevenção e tratamento, o aumento do acesso a medicamentos e tecnologias de saúde, bem como a proteção dos direitos humanos e a promoção da igualdade de género, fatores apontados como essenciais para alcançar as metas estabelecidas.

Sublinha a diretora executiva do Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids), Winnie Byanyima, que o amplo apoio dos países participantes demonstra a determinação da comunidade internacional em preservar os avanços alcançados e manter os esforços necessários para cumprir o objetivo de erradicar a ameaça da Sida até ao final da década.

Por outro lado, os representantes reunidos na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, defenderam o reforço da mobilização de recursos internos e da solidariedade internacional, destacando a necessidade de respostas sustentáveis baseadas numa gestão eficiente dos recursos financeiros destinados ao combate ao HIV.

Adianta a declaração que a liderança comunitária continua a desempenhar um papel indispensável na prestação de serviços, na responsabilização das instituições e no alcance das populações mais vulneráveis e frequentemente excluídas dos sistemas de saúde.

Disse Florence Anam, diretora executiva da Rede Global de Pessoas que Vivem com HIV (GNP+), que o novo compromisso político demonstra que a luta para pôr fim à Sida permanece firme e que as comunidades continuarão mobilizadas até que a doença deixe de representar uma ameaça à saúde pública mundial.

No entanto, os participantes defenderam igualmente o fortalecimento da coordenação multilateral e multissetorial das Nações Unidas, considerando que a cooperação entre governos, organizações internacionais e comunidades será determinante para a implementação das metas definidas na nova declaração política.

- Advertisement -spot_img

Mais Artigos

Leave a reply

Please enter your comment!
Please enter your name here

- Advertisement -spot_img

Últimos artigos

error: Content is protected !!